Prodap avalia projetos de inovação tecnológica que poderão receber financiamento – Correio Amapaense

Prodap avalia projetos de inovação tecnológica que poderão receber financiamento

Foram 18 projetos inscritos, mas somente 7 efetivados e apresentados para a banca avaliadora.

 Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Os projetos foram apresentados à banca avaliadora composta de profissionais das áreas tecnológica, de pesquisa e administração pública

Sete novos projetos tecnológicos foram apresentados no Seminário de Avaliação do Programa de Inovação com Tecnologia da Informação (PITI). O evento ocorreu no auditório do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap) e representa a primeira etapa da Chamada Pública de Nº. 005/2017, em que cada proponente apresentou suas propostas.

O objetivo é fomentar projetos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e estimular iniciativas inovadoras relevantes que proporcionem soluções de baixo custo para a gestão dos serviços públicos no Estado.

Foram 18 projetos inscritos, mas somente 7 efetivados e apresentados para a banca avaliadora, composta por profissionais das áreas tecnológica, de pesquisa e administração pública. Dos quatros eixos que constam no edital, três foram apresentados durante o seminário de avaliação: saúde, desenvolvimento econômico e administração pública.

A partir da avaliação, será feito um ranking e os aprovados seguirão para a segunda etapa do PITI, chamada de pré-aceleração, para criação de protótipos, através de suporte e capacitação técnica durante quatro meses.

De acordo com diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, o programa é divido em três etapas, que são o processo de seleção dos inscritos, capacitações e a etapa final que será a seleção das cinco propostas que irão receber o fomento do Governo do Estado, para a implantação projeto.

“O principal objetivo do programa é desenvolver soluções tecnológicas para resolver problemas da administração pública. Os participantes entram no programa como cidadão comum e saem como empresários, que irão auxiliar no serviço público do Estado”, explicou Lutiano Silva.

Os valores disponibilizados para financiamento dos projetos aprovados pelo Programa de Inovação com Tecnologia da Informação são de R$ 50 mil, para financiamento individual até o teto máximo de R$ 250 mil. A meta é que cinco projetos consigam avançar para a terceira e última etapa e cessar o recurso para subsidiar a implantação das novas empresas.

O certame é direcionado a pessoas físicas residentes há, no mínimo, cinco anos no Amapá, que apresentem uma ideia inovadora, estejam regularmente matriculadas em cursos de graduação ou pós-graduação em Instituição de Ensino Superior pública e privada sediada no Estado.

O programa é desenvolvido em parceria com instituições de ensino e de pesquisa como a Universidade Federal do Amapá (Unifap), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Fundação de Amparo e Pesquisa do Amapá (Fapeap), Prodap, entre outras.

GALERIA DE FOTOS
 Créditos:Irineu Ribeiro/Secom

 DESTAQUES
 sáb, 24 mar 18 – 19:18h
Governo prepara Escola Afonso Arinos para receber modelo de Gestão Compartilhada Militar
 sáb, 24 mar 18 – 14:35h
GEA libera financiamento para comerciantes vítimas de incêndio em Oiapoque
 sex, 23 mar 18 – 17:21h
Revitalizado, Museu Sacaca atrai centenas de visitantes durante campanha de valorização
 qui, 22 mar 18 – 19:54h
Bombeiras militares evidenciam conquistas e desafios no exercício da função
 qui, 22 mar 18 – 18:34h
Primeira etapa da obra da Unidade Fixa de Prevenção do Hospital do Câncer está concluída
 ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 sáb, 24 mar 18 – 23:10h
Prodap avalia projetos de inovação tecnológica que poderão receber financiamento
 sáb, 24 mar 18 – 22:00h
Museu Sacaca lança site oficial para a divulgação de suas atividades
 sáb, 24 mar 18 – 15:17h
Laranjal do Jari recebe projeto Namoro sem Violência
 sáb, 24 mar 18 – 16:23h
Amapá se organiza para produzir biocombustível a partir da batata-doce
 sáb, 24 mar 18 – 18:00h
Academia Amapaense de Letras ganhará sede para desempenhar atividades no Estado
+ ver todas

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION