PROFESSORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PARA EXECUÇÃO DO PROJETO ESCOLA DE LEITORES

0
9

 

Os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Neuzona participaram, no fim de semana, de capacitação para desenvolver o Projeto Escola de Leitores, que este ano será executado em todas as instituições de ensino fundamental, para turmas de 1º ao 5º ano. A oficina, desenvolvida pela coordenadora do projeto, Mariza Pinheiro, busca incentivar ferramentas criativas para estimular a leitura dos alunos, além de trocar experiências exitosas e apresentar a metodologia para saber se o aluno leu mesmo o livro.

 

“O incentivo à leitura de forma criativa traz para sala de aula uma energia nova, faz com que tanto o aluno quanto o professor se dediquem. Quando vejo as crianças interessadas pelos livros me encho que esperança. Ler é a base do aprendizado e estimula nossa capacidade crítica”, destacou a diretora Vera Favacho.

 

O Escola de Leitores, que iniciou em 2013, idealizado pela professora Sandra Casemiro, que hoje está como secretária municipal de Educação, tem o objetivo de otimizar ações e espaços de leitura nas escolas. O projeto já foi desenvolvido em 15 escolas, da capital e do campo. Desde 2015, é coordenado pela professora Mariza Pinheiro, da Divisão de Recursos Didáticos.

 

No ano passado, o projeto encerrou com uma avaliação positiva, onde foi superado e triplicado o quantitativo da meta, de 15 livros lidos por aluno, atingindo 148 livros. Este ano, espera-se que mais alunos leiam e que todos atinjam a meta. “Em 2018, continuamos com a parceria do grupo teatral Mitos e Lendas do Amapá e com a Biblioteca Pública Elcy Lacerda, que ano passado abriu as portas para receber 400 alunos na Semana da Criança”, ressaltou a coordenadora Mariza.

 

Pérola Pedrosa