PEDRA BRANCA: Programa Criança Feliz recebe computadores para apoio técnico

0
13

 

A adesão ao programa “Criança Feliz” do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) do Governo Federal é uma das ações empreendidas pela Prefeitura de Pedra Branca do Amapari para prestar assistência à criança e família em situação de vulnerabilidade. No Amapá, apenas quatro municípios mostram-se aptos a receber o programa, que necessita de prestação de contas em dia para recebimento de recursos.
Em Pedra Branca, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semah) é quem executa o programa “Criança Feliz”, que esta semana recebeu os computadores que auxiliarão a equipe técnica no cadastramento e acompanhamento das ações realizadas. Para a prefeita Beth Pelaes, manter as contas em dia deve ser uma prioridade de qualquer gestão.
“É para isso que priorizamos a prestação de contas junto aos órgãos federais de fomento e assistência social, para que o discurso seja aliado à prática e possamos realmente criar as condições necessárias para o desenvolvimento com qualidade de vida para as nossas crianças e suas famílias”, declarou a gestora.
Entre essas ações estão visitas agendadas às famílias beneficiárias de programas sociais, como o Bolsa Família, acompanhamento da criança até 3 anos de idade, das atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) até 6 anos e de grávidas. “O objetivo é fortalecer os vínculos dessas famílias e prestar orientação. Os casos que demandam atenção especial são encaminhados à rede municipal de atendimento, a exemplo das secretarias de saúde, educação, assistência social ou algum outro órgão especializado de acordo com a situação identificada na hora da visita”, relatou Tatiane Santos Costa, supervisora do programa “Criança Feliz”.
A técnica ressalta, ainda, que Pedra Branca dispõe de todas as equipes multidisciplinares que mantêm informados os sistemas de atendimento via plataforma online, “são essas as informações que garantem os repasses federais para a prefeitura, por meio da Assistência Social”. Além de Pedra Branca do Amapari, apenas os municípios de Ferreira Gomes, Serra do Navio e Laranjal do Jari foram contemplados com o programa “Criança Feliz”.