Programa Inova Jovem começou nesta segunda para 25 jovens empreendedores

0
3

Começaram nesta segunda-feira, 2, as aulas para os jovens inscritos no projeto Inova Jovem, em Macapá. A turma é formada por 25 alunos negros, de 18 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social e econômica. Esses jovens foram selecionados no meio de 40 inscritos para o Curso de Empreendedorismo promovido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em parceria com o Governo do Amapá. A capacitação termina na sexta-feira, 6.

O curso está ocorrendo na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, das 8h às 13h. Durante uma semana, os jovens terão aulas de planejamento, inovação, técnicas de venda, fluxo de caixas entre outras, ministradas pelo administrador de empresas Guilherme Guedes, da cidade de Porto Alegre (RS).

Concluído o treinamento, haverá mais 90 dias de consultoria, como auxílio ao desenvolvimento do negócio, para ajudar os estudantes a porem em prática o plano de ação, que será elaborado e entregue no término o curso.

O objetivo do curso é promover a emancipação financeira dos jovens através de empreendimento próprio, que possa gerar renda e emprego para os mesmos. “Nesse curto período de tempo que a gente tem, vamos orientar os jovens a montar um negócio que traga renda imediata, ou seja, hoje já saem da sala de aula com a missão de trazer alguma proposta de empreendimento e apresentar no próximo encontro. A metodologia serve para que o jovem consiga bolar, por menor que seja, o seu negócio, como por exemplo, fazer salgadinho à noite e vender durante o dia na escola, não importa. A ideia é que eles consigam perceber que conseguem gerar renda para o seu sustento, da família e até para outras pessoas”, ponderou Guilherme Guedes.

O coordenador do projeto, Antônio de Oliveira Costa, da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), explica que os jovens que concluírem o curso com carga horária de 50 horas, com 100% de presença, atuarão como monitores no Programa Amapá Jovem. “É um projeto importante para a juventude amapaense, em que os jovens são orientados a criar a sua ideia de empreendimento, marca, slogan, planejamento, além de se tornarem multiplicadores através de programa social do governo do Estado”, afirmou Costa.

Projeto Inova Jovem

O Inova Jovem é um projeto que tem como objetivo transformar a vida de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, através do empreendedorismo. Os participantes apresentam ideias para montar o seu próprio negócio e obter renda e autonomia. Além do curso presencial, o projeto oferece um período de incubação do empreendimento criado pelo jovem. Nesse período, são acompanhados e instruídos a superar obstáculos e aumentar as chances de sucesso. Ao final do treinamento, os alunos recebem um certificado que os qualifica para a gestão de uma empresa.

Para enfrentar os altos índices de violência vividos pela juventude negra no Brasil, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) retomou, em agosto de 2017, o Novo Plano Juventude Viva. O plano visa criar oportunidades de inclusão social e de autonomia para os jovens, principalmente negros, entre 18 e 29 anos, expostos às situações de violência física e simbólica nos municípios de maior vulnerabilidade para a juventude. As aulas iniciaram-se em seis município brasileiros. Macapá (AP), Manaus (AM), Salvador (BA), Belém (PA), Recife (PE) e Brasília (DF) foram os primeiros em matéria de empreendedorismo. Os municípios que receberam a capacitação foram escolhidos com base nos altos números apresentados pelo Índice de Vulnerabilidade Juvenil 2017 (IVJ).

NOTÍCIAS RELACIONADAS