Projeto Camuf homenageia a mulher

0
15
Foto: André Rodrigues/Secom
No sábado, 10, o Projeto Camuf na Comunidade participará da ação Governo da Gente no Conjunto Habitacional Macapaba

O Governo do Amapá vai lançar nesta quinta-feira, 8, o Março Mulher, projeto coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) com atividades voltadas ao público feminino durante todo este mês. O lançamento ocorrerá a partir das 8h, no Museu Sacaca, em Macapá. Mas, as ações se estenderão aos municípios de Santana e Laranjal do Jari

O Março Mulher começou com a abertura de inscrições para 500 vagas em capacitação profissional para mulheres vítimas de violência, através de uma parceria público-privada entre a SEPM e a Universidade da Amazônia (Unama). As aulas gratuitas começam a partir do dia 12, na Avenida Feliciano Coelho, nº 125, bairro do Trem. Mas, as inscrições continuam abertas durante este mês.

A programação do projeto vai até o dia 25 de março em diferentes pontos de Macapá e conta com a parceria de diversos órgãos da administração pública para a oferta de serviços como, a retirada de documentos, palestras de empreendedorismo e de combate à violência, serviços de massoterapia, saúde, cidadania, psicológico, assistência social, feira de talentos, exposição de artesanato, fotografia, maquiagem, orientação jurídica e sobre linhas de crédito.

A programação de lançamento do Março Mulher, no Museu Sacaca, contará com a apresentação do Grupo Flor Pequena, com danças e músicas da Amazônia e lançamento da 2ª edição do Projeto Mulher Você é Uma Estrela. E, ainda, com a palestra “Empreendedorismo feminino, o futuro é você quem faz”, que será proferida pela deputada estadual Marília Góes, que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária da Assembleia Legislativa do Amapá.

Ações

Também nesta quinta-feira, ocorrerão ações de saúde, testes rápidos, maquiagem e limpeza de pele, cortes de cabelo e sobrancelha, palestra sobre a saúde da mulher e sorteio de brindes, no município de Laranjal do Jari. O evento acontecerá no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), da cidade localizada na região sul do Estado.

No sábado, 10, o Projeto Camuf na Comunidade participará da ação Governo da Gente no Conjunto Habitacional Macapaba. Será uma ação integrada com órgãos do governo onde serão ofertados serviços de saúde, odontológicos e atendimento com médico pediatra, além de emissão de carteiras de identidade e carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Super Fácil, orientação jurídica, pela Defensoria Pública do Amapá (Defenap), atendimento social e psicológico e corte de cabelo, oferecidos pela Secretaria de Mulheres, além de orientações de linha de crédito, pela Agência de Fomento do Amapá (Afap).

Nos dias 12 e 13 de março, acontece o lançamento do curso de marketing pessoal, o primeiro a ser ofertado em parceria com a Unama Macapá. As inscrições permanecerão abertas para outras áreas de capacitação profissional, como competências gerenciais, gestão de carreira, relações interpessoais, entre outros.

No dia 14, a oficina “Quero empreender e, agora?” será ministrada no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), em Macapá. Em Santana, o projeto Camuf na Comunidade ocorrerá no dia 17, uma ação integrada semelhante a que acontecerá no sábado, no Macapaba.

No dia 20, acontece a oficina “Formalização e Planejamento Estratégico”, no Cram Macapá. E no dia 25 ocorre a 2ª edição do Projeto Mulher Você é uma Estrela, coordenado pelo Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf). A ação ocorrerá em frente à Casa do Artesão, no Centro de Macapá.

  1. Esse projeto tem o objetivo de proporcionar às usuárias dos centros atendidos pela SEPM, um momento de valorização e resgate da autoestima às vítimas da violência doméstica.