Protocolado requerimento pedindo retorno imediato dos vigilantes nas escolas – Correio Amapaense

Protocolado requerimento pedindo retorno imediato dos vigilantes nas escolas

O deputado requer ainda que seja efetivada a contratação imediata desses trabalhadores em função da situação de insegurança e calamidade

O deputado requer ainda que seja efetivada a contratação imediata desses trabalhadores em função da situação de insegurança e calamidade. O deputado estadual Pedro DaLua (PSC) protocolou na manhã desta quarta-feira (14), o Requerimento 263/2018, onde pede o retorno imediato dos vigilantes para garantir a segurança das escolas estaduais. O documento diz que seja solicitado ao governador do Estado, Waldez Góes (PDT), que determine às secretarias de Estado da Administração (Sead), Educação (Seed), Fazenda (Sefaz) e de Planejamento (Seplan) que realizem, em caráter de urgência, estudo com vistas a contratação de vigilantes por meio dos caixas escolares nas escolas públicas estaduais.

O deputado requer ainda que seja efetivada a contratação imediata desses trabalhadores em função da situação de insegurança e calamidade, e feito estudo sobre a possibilidade de contratação desses trabalhadores em caráter efetivo, por meio de concurso público, resguardados os direitos adquiridos por aqueles que já prestam ou prestaram serviço ao Estado. ?O pedido é em caráter de urgência, pois de agosto a dezembro de 2016, foram registradas 131 ocorrências de assaltos. Os dados são da Polícia Militar, baseados nas ocorrências notificadas no Ciodes e nos relatórios mensais das Companhias de Policiamento Escolar?, informa o parlamentar.

De janeiro a julho de 2017, foram outros 73 assaltos a escolas. A Polícia Militar não divulgou os dados do segundo semestre, mas se estima que o ano fechou com mais de 140 assaltos. Os dados são alarmantes, pois, até 2015, quando os vigilantes estavam em seus postos fazendo a segurança das escolas, essas ocorrências não chegavam a 30 por ano. Em 2016, num período de 150 dias, houve 131 assaltos. Praticamente um assalto a cada dia.

O documento será votado na próxima semana. DaLua também realizará uma audiência pública para debater o assunto.

foto:G1

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION