CORREIO AMAPAENSE

Quem são os possíveis candidatos a prefeito de Macapá nas eleições municipais de 2024

51296472503-ff007744df-k-1536x1024

Entre os possíveis candidatos estão o atual prefeito Dr. Furlan e Josiel Alcolumbre, irmão do senador Davi Alcolumbre

 

A disputa pelo comando da Prefeitura de Macapá, capital do Amapá, nas eleições municipais de 2024 está no radar dos partidos e já gera movimentação entre possíveis candidatos.

Além do atual prefeito Dr. Furlan (Podemos), que planeja tentar a reeleição, outros nomes como o de Josiel Alcolumbre, irmão do senador Davi Alcolumbre, e o de Jesus Pontes (PDT) já aparecem entre os possíveis candidatos.

O PSol já sinalizou que deve indicar Paulo Lemos para a disputa. Aline Gurgel (Republicanos) e Acácio Favacho (MDB) também são nomes avaliados por seus partidos para entrar na corrida eleitoral.

Veja quem são os possíveis candidatos à Prefeitura de Macapá em 2024

Dr. Furlan (Podemos)

Antonio Paulo de Oliveira Furlan, 50 anos, nasceu na Costa Rica, é médico e atual prefeito da cidade pelo Podemos. Nas eleições 2010, concorreu a deputado estadual pelo PTB, foi derrotado, mas alcançou o posto de suplente. Em 2013, com a morte do deputado estadual Ocivaldo Serique Gato (Gatinho), Furlan assume a vaga do parlamentar. Em 2014, ele se candidatou novamente e foi eleito. Nas eleições seguintes, ele foi reeleito deputado estadual. Em 2020, ele foi eleito prefeito de Macapá, ao derrotar Josiel Alcolumbre no segundo turno e agora, nas eleições municipais de 2024, deve ser candidato à reeleição.

 

Acácio Favacho (MDB)

Natural de Macapá (AP) e bacharel em Direito, Acácio da Silva Favacho Neto, 40 anos, exerce hoje mandato de deputado federal. Sua carreira política se iniciou nas eleições de 2008, quando concorreu e foi eleito para vereador de Macapá. Ele foi reeleito em 2012 e em 2016. Em 2018, Favacho se elegeu deputado federal pelo Amapá, posto para o qual foi reeleito em 2022. Agora Acácio Favacho pode ser candidato a prefeito de Macapá nas eleições municipais de 2024.

 

Aline Gurgel (Republicanos)

Aline Paranhos Varonil Gurgel, 43 anos, é formada em Direito e especialista em licitações públicas. Em 2009, começou a atuar pela participação da mulher nos espaços de poder. Em 2012, foi eleita vereadora de Macapá (AP). Em 2017, quando seu mandato havia terminado, ela assumiu a Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo do estado. No ano seguinte, foi eleita deputada federal pelo Republicanos. Derrotada nas eleições de 2022, Aline foi convidada para assumir a Secretária de Política Assistência Social do Amapá, cargo que exerce atualmente. Agora Aline Gurgel pode ser candidata à Prefeitura de Macapá nas eleições municipais de 2024.

 

Jesus Pontes (PDT)

Jesus Pontes, 45 anos, é natural de Macapá (AP). Formado em economia e gestão empresarial pela FGV, foi eleito deputado estadual em 2022, com a bandeira do desenvolvimento do estado, por meio da agricultura e pecuária. Ele já foi oficializado como pré-candidato a prefeito de Macapá nas eleições municipais de 2024.

 

Josiel Alcolumbre (União Brasil)

José Samuel Alcolumbre Tobelem, 47 anos, conhecido como Josiel, nasceu em Macapá (AP). É irmão do senador Davi Alcolumbre, ex-presidente do Senado, e é o atual presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá. Em 2020, foi candidato à Prefeitura de Macapá, mas saiu derrotado no segundo turno. Josiel tem o irmão como principal articulador político para a prefeitura. A busca por apoio inclui partidos de esquerda e direita, como os antagônicos PT e PL. Josiel Alcolumbre deve novamente ser candidato a prefeito de Macapá nas eleições 2024.

 

Paulo Lemos (PSol)

Paulo César de Oliveira Lemos, 52 anos, é natural de Baião, no estado do Pará.  Professor e advogado, Lemos iniciou sua militância em 1993 no Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Amapá, onde se formou em História. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual. Na Assembleia, se tornou líder da oposição ao governo de Waldez Góes. Foi reeleito deputado estadual em 2018, cargo que exerce até os dias atuais. Em dezembro, o PSol indicou Paulo Lemos para ser pré-candidato à Prefeitura de Macapá nas eleições municipais de 2024..

Compartilhar: