Retiradas 11 toneladas de resíduos de lixeira controlada no bairro Perpétuo Socorro

0
33

 

A Prefeitura de Macapá retirou na tarde de segunda-feira, 16, onze toneladas de entulho da lixeira controlada localizada ao lado da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, na 1ª Avenida Projetada, no bairro Perpétuo Socorro. O desafio agora é orientar a população sobre o descarte do material.

 

Na lixeira foram encontradas diversas sacolas de caroço de açaí, além de muito entulho de obra e carcaças de eletrodomésticos. O material, além de causar odor, é propício para a proliferação de ratos, baratas e vetores. “Os batedores de açaí e a população precisam se conscientizar que esse espaço é para descarte de entulhos e restos de obras. E que é necessário pagar uma empresa para que retire e jogue esse material de açaí no aterro sanitário”, frisa o diretor de Fiscalização, Hamilton Soriano.

 

A Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) monitora 40 lixeiras em toda a capital, a maioria nas zonas norte e sul. Mas vem fazendo o acompanhamento junto com as orientações à população dos pontos do Maria Ivone e Caesinha. Equipes do Departamento de Fiscalização orientam os moradores sobre o descarte correto de material.

 

A lixeira é monitorada há mais de um ano e a Semur está remediando para evitar novos acúmulos. Desde fevereiro deste ano, por meio de uma emenda parlamentar e do Programa Viver com a Chuva, que as caçambas estacionárias foram colocadas nos pontos para que esse lixo não fosse descartado em qualquer lugar da cidade.

 

Cássia Lima