SALAS DE VACINA SÃO PREPARADAS PARA CAMPANHA CONTRA A POLIOMIELITE E SARAMPO

0
24

A prefeitura da capital amapaense está distribuindo vacinas contra sarampo e poliomielite em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Para a campanha de vacinação, que iniciará na segunda-feira, 6, o município recebeu 33.400 doses de Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 33.400 da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A prioridade da campanha são as crianças de um até menores de cinco anos, público mais suscetível às doenças e suas complicações.

A campanha ocorrerá durante o mês de agosto, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e evitar reintrodução dessas doenças, já eliminadas no Brasil. “Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra a pólio e sarampo, independentemente da situação vacinal. É importante que os pais compareçam em uma unidade com a caderneta de vacinação para que os profissionais avaliem se a criança precisa ou não receber a dose da vacina”, explica a coordenadora de Imunização de Macapá, Jorsette Cantuária.

 

O dia D de mobilização nacional será sábado, 18 de agosto, onde os postos funcionarão até as 17h para a vacinação. Além da campanha nas UBS’s, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou um cronograma para que equipes de Estratégia Saúde da Família possam fazer a vacinação em crianças acamadas ou institucionalizadas, que, por algum motivo, não podem ir até uma unidade. “A vacinação extramuro foi idealizada para que possamos garantir que a criança que tenha algum impedimento para ir à unidade também possa ser imunizada”, informa Jorsette.

 

A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

 

Jamile Moreira


Warning: require(/home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-content/plugins/td-standard-pack/Newspaper): failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1532

Fatal error: require(): Failed opening required '/home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-content/plugins/td-standard-pack/Newspaper/' (include_path='.:/usr/share/pear7:/usr/share/php7') in /home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1532
Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.