Secretaria de Saúde alerta estudantes para evitarem consumo de cigarro – Correio Amapaense

Secretaria de Saúde alerta estudantes para evitarem consumo de cigarro

Pesquisa de 2015 do Ministério da Saúde mostrou que 18,9% dos jovens amapaenses de 11 a 17 anos, já tinham experimentado o cigarro.

 

 Foto: André Rodrigues/Sesa
Programação reuniu estudantes de nove escolas no Teatro do Sesi, em Macapá

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta quarta-feira, 30, no Teatro do Sesi, em Macapá, uma programação especial alusiva ao Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco, comemorado no dia 31 de maio. O evento foi voltado para estudantes de nove escolas da rede pública estadual. O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Os estudantes das escolas Alexandre Vaz Tavares, Santina Rioli, Santa Inês, Jesus de Nazaré, Ruth de Almeida Bezerra, Dom Aristides Piróvano, Josefa Jucicleide Amoras Colares, Maria Ivone de Menezes e Zolito Nunes apresentaram peças teatrais, poemas, músicas, danças e vídeos, que tiveram como temática o combate ao tabagismo.

Os materiais foram produzidos durante oficinas realizadas nas escolas. Os alunos foram orientados pelos professores e pela equipe da Coordenadoria de Atenção à Saúde da Sesa. Pesquisa de 2015, do Ministério da Saúde, mostrou que 18,9% dos jovens amapaenses de 11 a 17 anos, já tinham experimentado o cigarro.

A responsável técnica pelo controle do tabagismo no Amapá, Assunção Rocha, explica que os alunos serão jovens multiplicadores e irão utilizar o material dentro das escolas, para alertar outros estudantes, além de familiares que sejam fumantes.

“Trabalhamos com o contexto da não inserção ao tabaco. E, uma vez que essa criança ou adolescente experimentou ou é fumante, que abandone o cigarro, para não ter as consequências que ele causa. Toda essa abordagem é feita com os alunos para que eles se conscientizem e evitem vício”, orientou Assunção Rocha, elencando algumas doenças desencadeadas através do consumo de tabaco como, o câncer de boca e garganta, enfisema pulmonar, entre outras doenças respiratórias.

A estudante Andreina Régio, 13 anos, disse que as palestras e apresentações foram um importante alerta sobre os malefícios do cigarro. “Aprendi bastante, essa oficina veio na hora certa porque, no ano passado, meu avô morreu de câncer de pulmão por causa do cigarro, nós sofremos muito por causa disso”, lamentou.

Combate ao tabagismo

Além das ações nas escolas, o Governo do Amapá desenvolve o Programa Estadual de Controle do Tabagismo. O objetivo é agregar práticas já existentes a outras políticas públicas de saúde que viabilizem, além da infraestrutura e atendimento, o financiamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de medicamentos utilizados no tratamento do tabagismo.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION