Seed anuncia data de início da chamada escolar para 2021

0
686
????????????????????????????????????
O procedimento será realizado no período de 4 de janeiro a 5 de fevereiro via internet e presencialmente, nas localidades sem acesso à internet. Todo processo é realizado em parceria com as secretarias municipais de educação.
Por: João Marcos Chaves

 

 Foto: Erich Macias/Seed
A chamada escolar é uma medida estabelecida em norma fundamental e necessária para a realização da matrícula escolar.

A Secretaria de Estado da educação (Seed) anuncia, através de edital, a data de início da chamada escolar para o ano letivo de 2021. O chamamento será realizado no período de 4 de janeiro a 5 de fevereiro via internet, e presencialmente em alguns municípios do estado. A Chamada Escolar é uma parceria entre a Seed e as secretarias municipais de educação de Macapá e Santana.

O procedimento tem finalidade mensurar a demanda escolar para as redes municipais e estadual de ensino que pretende ingressar em 2021 nas series do 1º período da Educação Infantil, no 1º ano e no 6º ano do Ensino Fundamental, na 1ª série do Ensino Médio, na 1ª e 3ª Etapas do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e 1ª Etapa do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos.

A chamada escolar faz parte do planejamento educacional do ano letivo de 2021. O plano seguirá com o processo de reordenamento escolar, a pré-matrícula e a matricula. O resultado alcançado por esse planejamento é utilizado para a criação de estratégias e encaminhamentos das secretarias de educação dos municípios e do estado.

Como fazer a chamada escolar

A chamada será realizada em duas etapas, via internet para estudantes interessados em estudar nas escolas públicas da região urbana e rural que tenham acesso à internet para que preenchimento do formulário online, disponível através do endereço www.escolapublica.ap.gov.br

E os interessados em estudar nas escolas estaduais e municipais localizadas na zona rural dos municípios onde não haja acesso à internet terão que preencher um formulário impresso presencial nas unidades escolares mais próximas. As informações declaradas no formulário serão inseridas na plataforma Sigduc pela secretaria escolar onde o documento foi preenchido.

Documentos necessários

Para o preenchimento dos formulários, seja online ou presencial, serão obrigatórios os documentos e dados dos estudantes como: Certidão de Nascimento, CPF, Carteira do SUS e, quando maior de idade, e-mail e dos responsáveis a documentação exigida é RG, CPF, Comprovante de Residência e o e-mail.