Sementes misteriosas entregues no Brasil têm fungos, bactérias e possíveis pragas

0
3653

Algumas das sementes que chegaram a vários estados do Brasil em pacotes não-solicitados contém fungos, bactérias e possivelmente pragas quarentenárias (que não existem no Brasil).

A informação é do Ministério da Agricultura. A Secretaria de Defesa Agropecuária deu entrevista coletiva sobre o assunto nesta terça-feira (6). O site do ministério não cita a China, embora os pacotes sejam identificados como oriundos de lá.

“Após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas)”, disse o ministério.

Toda a análise foi feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiás, referência no país.

Até o momento, o ministério registrou 258 pacotes não-solicitados de sementes em 24 estados e no Distrito Federal. Apenas Amazonas e Maranhão ainda não registraram as sementes misteriosas.

Na semana passada, a embaixada da China em Brasília informou em nota que soube pelo Ministério da Agricultura e pela imprensa que brasileiros estão recebendo as sementes misteriosas e afirmou que “os Correios da China seguem rigorosamente as disposições da União Postal Universal, e vetam o transporte postal de sementes”.

A embaixada negou que as sementes venham da China.

Acrescentou: “uma verificação preliminar constatou que as etiquetas de endereçamento apresentam indícios de fraude, com erros no código de rastreamento e em outros dados”; e “a embaixada está disposta a cooperar com a investigação das autoridades brasileiras”.