O Centro Acadêmico de Letras da UNIFAP (CAL/Campus Marco Zero) realiza nos dias 10 e 11 de setembro palestras, mesas-redondas e oficinas sobre “Desafios da vida acadêmica e prevenção ao suicídio” no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Bloco de Engenharias) a partir das 16h30.
As inscrições são gratuitas. As inscrições podem ser feitas pelo site do CAL e clique no botão “Inscreva-se aqui” na página inicial. O número de vagas é limitado.
Promovendo a campanha nacional “Setembro Amarelo”, que é o mês de prevenção ao suicídio, o CAL leva à Universidade essa chance de discutir questões inerentes ao suicídio e meios de preveni-lo, dentro e fora do âmbito acadêmico.
“O diálogo dentro da Universidade e a divulgação dos serviços que torna como alternativa a prevenção desses casos é o principal objetivo desse evento. Precisamos atingir os acadêmicos, conversar com nossos amigos. O Centro Acadêmico de Letras encontra nesse meio de exposição com oficinas as prática dos deveres como cidadãos de valor à vida” disse o Coordenador Geral do CAL, Mike Gonçalves.

Dados divulgados pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá revelam que nos últimos três anos, as tentativas de suicídio no Amapá cresceram em 308%. Segundo os números, 70% dos casos de tentativas são na capital, mas, o número cresceu também em municípios como Calçoene e Oiapoque. Foram 60 registros de tentativas em 2016 e 117 em 2017. Em todo o estado, 40 óbitos por suicídio ocorreram em 2017.
Centro de Valorização da Vida
No Amapá, o Centro de Valorização da Vida realiza um trabalho fundamental na prevenção do suicídio por meio de palestras, encontros e atendimento por telefone. Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188.