24 agricultores recebem treinamento para operar máquinas agrícolas

0
1
Foram capacitados 24 agricultores no município de Itaubal do Piririm. Eles receberam orientações sobre manuseio de equipamentos, plantio e preparação do solo.

 

 

 Foto: Arquivo/Rurap
Agricultores recebem orientações no manejo de máquinas agrícolas no plantio da mandioca

Dando continuidade às capacitações para agricultores do Amapá, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) contemplou mais 24 agricultores familiares da região do município de Itaubal do Piririm, com curso de operação e manutenção preventiva de máquinas e equipamentos agrícolas. O curso iniciou na segunda-feira, 19, com carga horária de 40 horas, encerrando na última sexta-feira, 23.

 

O treinamento é uma iniciativa do Rurap, em parceria com a prefeitura de Itaubal do Piririm, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Itaubal e a Empresa Tratormaq. Pelo menos 24 agricultores familiares daquela região receberam a qualificação.

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer teoria e prática, sobre operação e manutenção do maquinário utilizado na agricultura familiar, com intuito de fazer o uso correto e eficaz destes equipamentos na manutenção e conservação do solo. As técnicas ensinadas aos alunos, permitem a proteção do solo e das águas. O curso foi ministrado pela coordenadoria de técnicas agropecuárias (CTA) do Rurap.

Com a qualificação, os agricultores aprenderam a operar corretamente as máquinas agrícolas do tipo trator, carreta agrícola, grade aradora, distribuidor de calcário, roçadeira, sucador e plantadeira de mandioca, além de noções sobre preparo de solo e práticas de melhoramento da produção, conforme relato do Engenheiro Agrônomo, Caio Fregni, um dos ministradores da capacitação.

 

Um dos participantes da capacitação foi o agricultor Isaac de Lima, 27 anos, da comunidade de Inajá, região do Itaubal, “o Rurap tem sido um grande parceiro para nós agricultores, pois temos as nossas propriedades e hoje temos o auxílio deles para aumentar a nossa produtividade e melhorar a qualidade do nosso produto, sou pequeno agricultor mas pretendo ter meus equipamentos agrícolas e já capacitado terei confiança para operar eles em minha própria propriedade”, falou Isaac.

 

O coordenador de Técnicas Agropecuárias do Rurap, Hidelberto Pinto, afirma que as máquinas e equipamentos foram adquiridas por convênio celebrado entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), os quais foram repassados às prefeituras municipais. O município de Itaubal foi um dos contemplados com os equipamentos agrícolas. O Convênio totalizou R$ 261.977,71, investindo e beneficiando diretamente os agricultores familiares, e com isso, diminuindo a força de trabalho diário de cada agricultor, aumentando a produtividade da área.

Para o diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá – Hélio Dantas, “Isto é o resultado das ações do governo com as instituições parceiras, promovendo oportunidades de negócios aos agricultores, que além de se qualificarem em suas propriedades, também se profissionalizam para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo, dessa forma, o governo ratifica o compromisso em promover as políticas públicas com inclusão sócio produtiva, na expectativa de proporcionar melhor qualidade de vida aos agricultores familiares amapaenses”, declarou.

 

Ao término da capacitação, os alunos receberam certificado de conclusão emitido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(Senar/AP). Os participantes da capacitação que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), poderão encaminhar a certificação junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP), solicitando a inclusão de categoria de operador de máquinas agrícolas em sua habilitação.

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui