Vigilância em Saúde realiza campanha de vacinação contra raiva

0
2

A ação ocorreu em diversos pontos da cidade durante o dia todo, com a intenção de imunizar animais a partir de três meses com a vacina antirrábica.

A meta da equipe foi de atender cerca de 10 mil animais entre cães e gatos.

Foto: Simone Pessôa

No último sábado, 22, a Prefeitura Municipal de Santana, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, realizou a Campanha Contra a Raiva 2018. A ação ocorreu em diversos pontos da cidade durante o dia todo, com a intenção de imunizar animais a partir de três meses com a vacina antirrábica.

Segundo a médica veterinária Orlandina Galeno, coordenadora de Zoonose Municipal, a imunização é de suma importância para o controle, em virtude da raiva ser uma doença mortal e cuja transmissão se dá para os humanos por meio da saliva de animais infectados.

A meta da equipe foi de atender cerca de 10 mil animais entre cães e gatos.

De acordo com o secretário de saúde, Rosivano Albuquerque, ao todo, foram disponibilizados vinte e dois locais de atendimentos, entre eles pontos como o 4°Batalhão da Polícia Militar, Politec, Praça do Fórum, Centro Vitória Régia, além de algumas escolas municipais e estaduais, assim como creches e as associações do Jardim de Deus e Jardim Floresta.

Uma das preocupações foi de vacinar, inclusive, animais que não possuem donos e que vivem nas ruas, tendo em vista o risco que podem proporcionar às pessoas.